Fechar

Fale com um consultor online:

Entre em contato
MENU
04/08/2023

Automação residencial: saiba como colocar em prática

Automação residencial: saiba como colocar em prática

A tecnologia tem evoluído cada vez mais e com os seus avanços surgem novidades. Dentre eles a automação residencial

 

O que antes era visto apenas em filmes ou desenhos futuristas, agora já é uma realidade que otimiza e facilita a vida das pessoas. 

 

Mas, são tantas as novidades que é comum ficarmos perdidos e sem saber o que vale ou não a pena investir. 

 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre a automação residencial. Assim você saberá como transformar a sua casa e a também o seu dia a dia. 

 

Continue a leitura e aprenda mais sobre:

 

  • O que é a automação residencial?
  • Como funciona?
  • 5 vantagens da automação residencial
  • Tipos de automação residencial 
  • Passo a passo para automatizar sua casa

O que é a automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de tecnologias que permitem controlar e gerenciar dispositivos em uma casa de forma automatizada.

 

Com a automação residencial, você pode controlar, por exemplo, a iluminação, temperatura, segurança e outros dispositivos usando um aplicativo no seu celular ou comandos de voz.

 

Isso proporciona mais conforto, segurança e eficiência energética, além de simplificar tarefas diárias e tornar sua casa mais inteligente.

 

Diferentes tecnologias e protocolos de comunicação podem ser utilizados, como: Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, Z-Wave, dentre outros. 

 

Essas tecnologias permitem a conexão dos dispositivos e sua integração em um único sistema.

 

Com a automação residencial, é possível realizar uma série de ações e personalizações. 

 

Por exemplo, programar a iluminação da casa para acender automaticamente ao entardecer ou criar cenários de luz para diferentes atividades, como assistir a um filme.

 

Ou mesmo controlar a temperatura da residência remotamente, ajustando o ar-condicionado ou o aquecimento central para economizar energia.

 

Vamos dar mais exemplos práticos no decorrer deste conteúdo, continue a leitura! 

 

Como funciona?

A automação residencial funciona por meio da integração de dispositivos e sistemas que utilizam tecnologias de comunicação sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth. 

 

Mas não é apenas isso, confira em detalhes todas as tecnologias e processos envolvidos em seu funcionamento. 

 

  • Dispositivos inteligentes

 

A automação residencial envolve a instalação de dispositivos inteligentes, como: lâmpadas, termostatos, câmeras de segurança, fechaduras eletrônicas, eletrodomésticos, entre outros que possuam capacidade de se conectar a uma rede.

 

  • Rede doméstica

 

Os dispositivos inteligentes são conectados em uma rede doméstica, geralmente por Wi-Fi, formando uma infraestrutura de comunicação. Isso permite que eles se comuniquem entre si e com um ponto central de controle.

 

  • Ponto de controle

 

O ponto central de controle pode ser um aplicativo em um smartphone, tablet ou um painel físico instalado na residência. Essa interface permite que os moradores gerenciem e controlem os dispositivos conectados.

 

  • Automação e programação

 

Os dispositivos podem ser programados para executar ações específicas em horários pré-determinados ou em resposta a eventos específicos. Por exemplo, você pode programar as luzes para acenderem ao entardecer ou quando entrar em determinado cômodo.

 

  • Integração e interoperabilidade

 

A automação residencial busca integrar e fazer com que os dispositivos funcionem de maneira harmoniosa. Assim, é possível criar cenários em que ao acionar um comando, vários dispositivos são ativados simultaneamente, como ligar as luzes, ajustar a temperatura e reproduzir músicas.

 

  • Controle remoto

 

Por meio de aplicativos ou de serviços em nuvem, você pode monitorar e controlar sua residência remotamente, mesmo quando estiver longe de casa, o que oferece mais segurança e conveniência.

5 vantagens da automação residencial

Como falamos no tópico anterior, a automação residencial funciona por meio da integração de dispositivos em uma rede doméstica, fazendo com que eles sejam controlados através de uma interface centralizada. 

 

Isso proporciona mais flexibilidade, conveniência e personalização na gestão dos dispositivos e sistemas em uma residência.

 

Mas existem outras vantagens de automatizar um apartamento, confira a seguir algumas delas. 

 

  1. Conveniência

 

A automação residencial possibilita controlar e gerenciar dispositivos e sistemas de forma fácil. Por exemplo, é possível ligar e desligar as luzes, ajustar a temperatura, fechar as cortinas e até mesmo programar essas ações de acordo com sua rotina.

 

  1. Segurança

 

Automatizar a casa agrega recursos de segurança avançados. Você pode monitorar a residência por meio de câmeras de segurança, receber notificações em tempo real sobre atividades suspeitas e até mesmo controlar travas eletrônicas remotamente. Isso proporciona mais tranquilidade e proteção para você e sua família.

 

  1. Sustentabilidade

 

Outra vantagem da automação residencial é permitir maior eficiência energética. Programe o desligamento automático de luzes e aparelhos quando não estiverem em uso, otimize o aquecimento e refrigeração de acordo com a ocupação da casa e receba informações sobre o consumo de energia, o que ajuda a reduzir os gastos e o impacto ambiental.

 

  1. Personalização

 

Com ajuda da tecnologia é possível personalizar sua casa de acordo com suas preferências. Crie ambientes pré-definidos para diferentes atividades, como assistir a um filme ou receber convidados. Além disso, pode ajustar facilmente as configurações dos dispositivos de acordo com suas necessidades.

 

  1. Acesso remoto

 

Outra vantagem da automação residencial é o acesso remoto. Controle sua casa mesmo quando estiver longe, utilizando aplicativos móveis ou serviços em nuvem. Isso permite que você verifique a segurança, ajuste as configurações e receba notificações onde quer que esteja.

 

→ Leia também: Apartamento do futuro: conheça as tendências e o que esperar

 

Tipos de automação residencial 

Existem diversos tipos de automação residencial, cada um com suas características e funcionalidades específicas. 

 

As opções são inúmeras, por isso, separamos as mais utilizadas para você conhecer.  

 

  • Iluminação: permite controlar as luzes da casa de forma automatizada. Isso inclui programar horários de acender e apagar, ajustar a intensidade da iluminação, criar cenas personalizadas e controlar as luzes remotamente.
  • Temperatura: envolve o controle automatizado da temperatura ambiente. Você pode programar horários de ligar/desligar o ar-condicionado ou aquecimento central e ajustar a temperatura de acordo com as condições externas.
  • Segurança: compreende sistemas de segurança residencial, como câmeras de vigilância, sensores de movimento, alarmes e fechaduras eletrônicas. Esses dispositivos podem ser monitorados e controlados remotamente.
  • Áudio e vídeo: permite controlar os sistemas de entretenimento da casa, como TV, som e home theater. É possível programar a reprodução de música em diferentes áreas da casa, criar ambientes sonoros personalizados e controlar os dispositivos de áudio e vídeo à distância.
  • Cortinas e persianas: controle automatizado de cortinas, persianas e toldos. É possível programar horários de abertura/fechamento, ajustar a posição das cortinas de acordo com a intensidade de luz externa ou controlar remotamente.
  • Eletrodomésticos: inclui o controle automatizado de eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar, fornos e máquinas de café. Você pode programar horários de funcionamento, receber notificações sobre o status dos aparelhos e controlar remotamente.

Passo a passo para automatizar sua casa

Chegou até aqui, mas ainda não sabe como colocar o conhecimento em prática e automatizar seu apartamento?

 

Então confira um passo a passo que vai te ajudar a implementar a automação residencial

 

  1. Defina o objetivo principal da automação. Pode ser melhorar a segurança, aumentar a eficiência energética, agregar conforto ou ter controle dos dispositivos. Pense o que faz mais sentido para a sua realidade. 
  2. Analise quais áreas da sua casa podem se beneficiar da automação. Considere aspectos como: iluminação, temperatura, segurança, entretenimento e gerenciamento de energia. Identificar quais tarefas diárias podem ser automatizadas torna sua vida mais fácil.
  3. Pesquise e escolha os dispositivos que atendam às suas necessidades. Verifique a compatibilidade com a tecnologia de comunicação (Wi-Fi, Zigbee, Z-Wave) e se eles podem ser integrados em um sistema central de automação residencial.
  4. Certifique-se de ter uma rede doméstica confiável e robusta para suportar a automação residencial. Uma boa cobertura Wi-Fi é fundamental para garantir que os dispositivos possam se comunicar de forma eficiente. Considere a instalação de repetidores ou pontos de acesso adicionais, se necessário.
  5. Procure soluções de automação residencial que ofereçam fácil integração entre os dispositivos. Ter um sistema centralizado que permita o controle de todos os dispositivos a partir de uma única interface é altamente conveniente. Verifique se eles podem ser controlados por um aplicativo móvel ou se são compatíveis com assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistant.
  6. Certifique-se de tomar medidas para proteger sua rede doméstica e dispositivos de possíveis ameaças de segurança. Isso inclui utilizar senhas fortes, atualizar regularmente os dispositivos e considerar a configuração de firewalls e sistemas de segurança adicionais.

 

**

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a tirar suas dúvidas e a aprender tudo sobre automação residencial. Confira outros artigos como esse em nosso blog.

 

Mas, se ainda não comprou seu apartamento, conte com a Embraplan e sua expertise de mais de 26 anos de atuação. 


Entre em contato agora mesmo, será um prazer atender você. Fale com nossos especialistas e conheça as opções, clicando aqui.

 

ESCRITO POR:Embraplan Engenharia
Embraplan Engenharia 2024. Todos os direitos reservados.