Você já se perguntou por que termina de estudar um conteúdo e, horas depois, já não lembra grande parte dele?
E para entender melhor a questão do esquecimento, em meados de 1885 o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus investigou a trajetória da mente humana, e descobriu muita coisa. Continue a leitura para conferir!
Nomeada como Curva de Esquecimento, o filósofo descreve em sua teoria que, logo após estudar um conteúdo, você adquire 100% do conhecimento imediatamente. Segundo os estudos dele, passados 20 minutos você só retém 58%, ou seja, você já perdeu quase metade do conhecimento aprendido. Depois de uma hora você tem só 44% e essa porcentagem tende a cair cada vez mais. E pasmem, 30 dias depois você já perdeu 80% do conteúdo aprendido.
Mas por que o cérebro faz isso?
A resposta é mais simples do que parece, ao longo da vida você consome muito conteúdo, lê livros, assiste séries, estuda, faz curso de idiomas, ouve música, conversa com as pessoas e por aí vai. O que acontece é que para evitar sobrecarga, seu cérebro vai eliminando ao longo do tempo as informações que considera inúteis e desnecessárias.
Mas não precisa se preocupar, existem métodos que ajudam a minimizar o esquecimento. Confira um deles.
Felipe Leite, do canal Hamplia Consursos TI, ensina que para recuperar sua capacidade de retenção de informações, você precisa usar a técnica de Repetições Espaçadas. A técnica consiste em fazer revisões periódicas no conteúdo aprendido, para tentar driblar esse esquecimento.
Exemplo: A primeira revisão é em até 24 horas. Depois de uma semana, você deve revisitar o conteúdo estudado na semana anterior. Dessa forma, você estimula mais a sua memória. Por último, deve estudar 30 dias, ou seja, fazer uma revisão do que você viu no último mês e aí você termina de neutralizar o que a curva de esquecimento tem de pior.
E aí, você esquece muito as coisas? Agora você já sabe como driblar isso =).