Dar entrada em um apartamento próprio exige organização financeira e muito planejamento.
Afinal, geralmente a entrada exigida varia de acordo com a renda familiar e a média é de 20% do valor do imóvel, o restante normalmente pode ser financiado, ou seja, a parte financiada pode ser dividida em prestações que não ultrapassem os 30% da renda mensal.
E não se esqueça: quanto maior a entrada, melhores as condições para o parcelamento do restante.
Agora, confira algumas dicas sobre dar entrada no seu apartamento próprio:
A importância do planejamento
Se planejar com antecedência para o pagamento da entrada de um apartamento é fundamental e, na maioria das vezes, exige esforço de toda a família. Afinal, quanto maior for a parte que puder abater, menor será o valor financiado, pagando menos parcelas e juros.
Essa é uma excelente forma de reduzir o tempo de comprometimento da renda mensal familiar e pagar menos pelo tão sonhado imóvel.
Calcular a entrada
Normalmente, o valor necessário para dar de entrada em um apartamento é definido com base na renda familiar e no preço da propriedade. No entanto, a maioria dos bancos e financeiras pedem uma garantia inicial de 30%.
Utilizar o FGTS
Sim! É possível usar o FGTS para dar entrada no seu imóvel, porém é preciso cumprir alguns requisitos para utilizar o fundo:
- Ter trabalhado no mínimo três anos, consecutivos ou não, no mesmo emprego ou qualquer outro sob regime do FGTS;
- Não ter financiamento atualizado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- Não ter nenhum imóvel em seu nome na cidade onde você reside ou trabalha;
- Não ter usado os recursos do FGTS no mínimo de três anos.
Comprar imóveis na planta
Uma boa forma de garantir o seu apartamento próprio é efetuar a compra quando ele ainda estiver na planta.
Nesse modelo de compra, algumas construtoras e imobiliárias financiam a entrada até a entrega das chaves, que pode chegar a 36 meses. Depois, você passa a pagar somente as parcelas referentes ao restante do valor do apartamento.
Economizar às vezes é necessário
Para dar entrada em um apartamento, às vezes é preciso aprender a viver com menos e dar uma boa economizada nos gastos mensais. Ou seja, pequenos esforços podem gerar uma grande economia no final do mês.
Por isso, antes de dar esse grande passo, esteja ciente do que precisará abrir mão e coloque no papel todos os gastos. Assim, quando as parcelas começarem a ser cobradas, você estará preparado para arcar financeiramente com elas.
Agora que você já sabe como dar entrada em um apartamento, lembre-se de pesquisar as taxas de juros antes de fechar um financiamento, pois existem muitas oportunidades no mercado e você deve encontrar a que melhor atende às suas necessidades e expectativas para dar entrada no seu apartamento dos sonhos!