A sustentabilidade e o conceito ESG (ASG em português: ambiental, social e governança) estão cada vez mais em evidência em todos os tipos de negócio. Em se tratando de edificações, a Caixa concede, desde 2009, o Selo Casa Azul + Caixa, que certifica “empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações”.
Ou seja, a iniciativa reconhece e incentiva empreendimentos habitacionais que buscam implementar boas práticas socioambientais, trazendo benefícios para os construtores, compradores e para a sociedade.
Como mencionado, a certificação traz benefícios para construtores, compradores e sociedade. Entre os benefícios sociais e econômicos das construções sustentáveis então a redução do custo de manutenção dos edifícios e das despesas mensais de seus usuários. Todo o sistema foi pensado para a realidade da construção civil brasileira.
Veja a seguir os benefícios específicos para cada elo:
- Benefícios para a construtora: desconto nas taxas de juros de financiamento da produção do empreendimento, atuação responsável com construções de baixo impacto ambiental;
- Benefícios para o adquirente: possibilidade de taxa de juros diferenciada para aquisição de Unidades de Empreendimento com certificado do Selo Casa Azul CAIXA;
- Benefícios para a sociedade: empreendimentos habitacionais que priorizam o uso racional de recursos naturais na construção, adotem soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, promovam o desenvolvimento social e que se integrem à área de intervenção trazendo impactos positivos.
Primeiramente, a adesão é voluntária, ou seja, a construtora deve manifestar interesse em adquirir o selo. A certificação é elegível tanto para empreendimentos em fase de análise ou já analisados e contratados.
Desde 2021, a Caixa concede dois tipos de certificação: Planejar e Habitar. A primeira refere-se ao projeto e, caso este atenda aos critérios exigidos, o proponente recebe o certificado de concessão do Selo Casa Azul + CAIXA Projetar. Em seguida, a CAIXA, durante o acompanhamento da obra, verifica se o empreendimento foi executado conforme o projeto certificado e, se sim, é emitido o Selo Casa Azul + CAIXA Habitar.
As fases para certificação dos empreendimentos são: envio dos documentos exigidos; análise técnica; certificação (selo); execução da obra com acompanhamento; conclusão e envio da documentação final.
Os critérios avaliados estão relacionados a qualidade urbana, eficiência energética, gestão eficiente da água, produção sustentável, desenvolvimento social e inovação. De acordo com a pontuação em cada uma dessas áreas, o empreendimento pode receber certificação bronze, prata, ouro ou diamante.
O Selo Casa Azul + CAIXA, certificação voltada para construções sustentáveis, foi concedido pela primeira vez a um residencial em Piracicaba/SP: The Gardens, um empreendimento da Embraplan.
O residencial The Gardens alcançou a Classificação Ouro do Selo Casa Azul, sendo a Embraplan a primeira construtora em Piracicaba a receber o selo e estando entre as 13 no Estado de São Paulo.
A Embraplan é uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade em suas construções e, por isso, busca certificá-las, oferecendo o melhor para seus clientes. Em 2020, foi a primeira construtora em Piracicaba a receber o Selo Casa Azul, com a Classificação Ouro para o residencial The Gardens.
Novamente, a construtora recebe certificação da CAIXA, desta vez para o empreendimento Vivace. O residencial localizado no bairro Dois Córregos, em Piracicaba/SP, conta com apartamentos de 2 ou 3 quartos e recebeu a Classificação Prata do Selo Casa Azul.
O residencial conta com diversas medidas voltadas ao meio ambiente, como redutores de vazão para economia de água; lâmpadas LED e sensores de presença; bacias dual flush; chuveiros com aquecimento a gás; reserva de áreas permeáveis; e utilização de madeira certificada na construção.
Conheça mais sobre o Residencial Vivace, faça-nos uma visita! O Vivace é a moradia ideal para você que busca conforto e empreendimentos que se preocupam com sustentabilidade.
Leia também: