O tema deste artigo é tão desafiador que me arrisco a debatê-lo em poucas e significativas palavras. Tudo começou de forma inesperada, sendo que parecia que pandemia ficaria por lá, onde se iniciou; afinal tudo começou lá e que por lá acabasse. Mas não foi bem assim, alastrou-se rapidamente e mundialmente, lembrando épocas de outras pandemias, talvez aquela que minha avó enfrentou ainda criança, conhecida como Gripe Espanhola.
Entretanto, o que tudo isto tem a ver com sistema de gestão da qualidade? A primeira coisa que me vem à cabeça, numa pandemia dessas, é: por que vou me preocupar com isso nesse momento? Bem, a saúde se tornou fator primordial nesse momento e itens básicos como alimentação e fármacos, imprescindíveis. Por outro lado, um sistema de qualidade integra-se também aos itens anteriormente mencionados (saúde, alimentação e afins). Só pra se ter uma ideia: imagine que você ingira um alimento que, ao longo de sua produção até o consumo final, esteja contaminado ou passe de sua data de validade. Logo concluímos que a qualidade falhou em alguma dessas etapas. Então - eu nos meus pensamentos -, pude averiguar a verdadeira importância da qualidade, com este simples exemplo.
Como atuo na construção civil, quis ir um pouco além nesta reflexão; e algo fez sentido para mim. Pude perceber que olhando por outro ângulo, esse ramo pode se reinventar com essa crise sanitária. O sistema de gestão da qualidade deve apoiar, promover e desafiar as áreas da organização, para novas formas de projetar e construir, sendo que essa crise atual acarretou uma demanda de pessoas mais voltadas para seus lares, que perdurará mesmo quando tudo isso passar. Os lares deverão ser projetados em formatos específicos para realização do trabalho. Em outras palavras: estruturas de home office, com espaços adequados, acústica e móveis para tal.
Depois de apresentadas as circunstâncias e discutidas as fragilidades do nosso atual contexto existencial, só nos resta responder à pergunta: Como manter um sistema de gestão da qualidade em tempos de pandemia? Acredito que nos voltarmos à área de humanas, nesse momento, é essencial. A situação requer certas atitudes e competências como: empatia, cooperação, comunicação, serenidade e resiliência. E para triunfarmos mediante essa adversidade, é crucial sabermos nos relacionar com nossa equipe. Um papel da área da qualidade é atuar junto à liderança da organização, propondo e instigando estas competências mencionadas. Pois dessa forma, os líderes incentivarão suas equipes e todos sairemos fortalecidos e melhores dessa crise.
Enfim, encerro este artigo concluindo sobre a importância do sistema de gestão da qualidade em qualquer ramo e/ou organização, as novas formas de visão durante a situação vivenciada e o emprego de comportamentos essenciais para enfrentamento dessa e de outras crises.
Que possamos aprender e crescer com essa pandemia!