O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia causada pelo coronavírus. Esse fato, sem dúvidas, mudou a realidade de todo o mundo.
Permanecer tanto tempo dentro de casa fez as pessoas repensarem seu modo de vida, hábitos e costumes e uma boa parte começou a cogitar trabalhar em São Paulo e morar no interior.
De acordo com uma matéria do Infomoney, a procura por imóveis nas cidades com mais de 100 quilômetros de distância da capital subiu 340% nos 5 primeiros meses de 2020.
A situação atualmente tem mudado e, embora ainda estejamos longe da chamada “normalidade”, o cenário já não é mais tão caótico e há esperança de superarmos a pandemia em breve.
Ainda assim, mudar para o interior continua sendo o desejo de muitas pessoas e, por isso, preparamos um conteúdo completo para você tirar seus planos do papel.
Acompanhe a seguir como é trabalhar em SP e morar no interior.
Se antes o desejo de trabalhar em SP e morar no interior era barrado pela distância física, atualmente isso não é mais um problema para grande parte da população brasileira.
E isso se deu graças a implementação do home office (ou trabalho remoto) que foi impulsionada pela pandemia.
Esse movimento iniciado em 2020 veio para ficar,de acordo com o que dizem algumas pesquisas realizadas.
Sem a necessidade de estar presencialmente nos escritórios, para quem pretende realizar esse tipo de mudança não é mais preciso procurar um novo emprego.
É possível trabalhar em SP e morar no interior, remotamente.
Para quem precisa estar presencialmente em alguns dias da semana, existe a possibilidade de contratar um serviço de transporte fretado.
Com ele há comodidade e conforto, e o tempo de deslocamento (dependendo da cidade, claro), acaba sendo muito próximo do gasto por quem mora em zonas isoladas da própria capital.
Mas, para quem tem seu veículo próprio e não abre mão da independência, fazer o trajeto dirigindo também pode ser uma boa opção. Aqui cabe apenas calcular os valores de pedágios e combustível para se certificar de que vale mesmo a pena.
Agora que já te mostramos como é possível trabalhar em SP e morar no interior, vamos expor as 6 principais vantagens de realizar essa mudança.
Acompanhe!
O ritmo de vida nas principais cidades do interior é bem mais tranquilo do que o de São Paulo, isso porque não há aquela pressa característica da capital.
É verdade, também, que a oferta de serviços e entretenimento pode ser reduzida, mas isso depende muito da cidade que você escolher para morar e, pense que sempre há a possibilidade de fazer uma “visitinha” à São Paulo.
Estar em contato constante com a natureza vai aumentar (e muito) a sua qualidade de vida e também a de toda a sua família.
Os índices de poluição das cidades do interior são consideravelmente menores se comparados aos de São Paulo, além de ter a possibilidade de ficar próximo de parques, áreas arborizadas, rios, cachoeiras e tantos outros elementos da natureza.
É fato que o custo de vida em São Paulo está entre os mais altos do país. E trabalhar em SP e morar no interior pode te fazer economizar uma boa quantia de dinheiro.
E isso tudo sem perder qualidade de vida, como já mencionamos no item anterior.
Os imóveis do interior tendem a ser maiores, terem mais espaços de lazer, e com valores próximos ou até mesmo menores dos de São Paulo. Claro que isso tudo varia bastante de cidade para cidade.
A criminalidade dos grandes centros é uma preocupação presente no dia a dia de todos os moradores. Não estamos falando que ela não exista em cidades do interior, existe! Mas é fato que os índices são muito reduzidos e, automaticamente, a segurança é maior nesses locais.
Uma grande vantagem de trabalhar em SP e morar no interior é fugir do trânsito caótico da capital.
Reduzir seu tempo de deslocamento diário vai te ajudar, inclusive, a viver uma vida com menos estresse e isso não tem preço.
Nesse ponto o trabalho remoto merece destaque, pois com essa nova possibilidade é possível morar no interior, mas sem deixar de trabalhar nas grandes empresas presentes na capital.
Dentre as vantagens dessa opção, destacamos: os salários pagos em São Paulo costumam ser maiores e os custos de morar no interior menores, ou seja, só aí você já sairá ganhando.
Sem dúvidas as vantagens que citamos acima são tentadoras para aqueles que já desejam trabalhar em SP e morar no interior, mas você pode estar se perguntando o que mais levar em consideração antes de decidir mudar.
E é exatamente sobre isso que falaremos agora!
Antes de mais nada é preciso se certificar que o modelo de trabalho da sua empresa não sofrerá alterações num futuro próximo. Assim você já consegue começar a se programar com mais propriedade.
Além disso, estude todas as suas possibilidades de deslocamento na cidade ou mesmo quando precisar se locomover até a capital, assim fica mais fácil decidir.
E, por fim, pesquise bem as opções de cidades para decidir qual delas se encaixa melhor nas suas necessidades e desejos atuais.
Falando em pesquisar bem as cidades antes de optar por trabalhar em SP e morar no interior, temos uma opção que talvez possa te ajudar neste processo de decisão. Trata-se da cidade de Piracicaba.
Com quase 410 mil habitantes, a cidade fica a apenas 155 km de São Paulo, ou seja, menos de 2 horas se considerarmos uma viagem de carro.
Além disso, é praticamente vizinha da capital do interior paulista — fica apenas a 70 km de distância de Campinas. Dessa forma, Piracicaba conta com todos os benefícios dessa proximidade sem perder o charme interiorano.
A cidade tem opções de lazer para todos os gostos e idades, conta com grandes empresas, boas escolas e universidades renomadas.
→ Leia nosso artigo completo sobre as razões para morar em Piracicaba. Clique aqui para acessar.
Por todas essas vantagens encontradas em Piracicaba, a Embraplan possui diversos empreendimentos em construção na cidade e eles podem ser uma excelente opção para quem deseja trabalhar em SP e morar no interior.
Converse com nossa equipe e saiba mais. Será um prazer atender você, clique aqui e tenha um atendimento personalizado.