Hoje vou falar um pouco de cultura organizacional. Um tema que muitos ouvem, mas que de fato pouco se sabe sobre seu real significado. Encontrei vários significados para este tema, sendo que o que mais me chamou atenção foi: Cultura Organizacional é composta por pessoas. Em essência, a cultura organizacional é iniciada e formada pela missão, sentido de propósito, política de valores e visão do dono do negócio. A partir desta premissa, se forma todo um enredo de práticas, guiadas principalmente pelo exemplo das atitudes das lideranças na criação desta cultura.
Não dá para dizer que uma cultura é melhor que a outra. O que é possível afirmar é que quando a cultura organizacional de uma empresa é forte, é porque a organização conseguiu através da boa comunicação, disseminação de seus valores, exemplos de comportamentos dos líderes e práticas diárias da corporação, o comprometimento dos seus colaboradores em fazer parte desta cultura.
Creio que a gestão de pessoas tem um papel imprescindível na formação e alinhamento desta cultura organizacional junto aos colaboradores. Ao contratar um colaborador e ou fazer negócios com um fornecedor, deve ser aceito aqueles que compartilham da cultura da organização. O interessante é que uma cultura muitas vezes dispensa procedimentos e manuais. É como se passasse de geração para geração. Para efeito de comparação, é como se aquilo que nossos pais adotam de práticas (quer seja ética e ou moral), carregamos conosco e transferimos para nossos filhos e de filhos para netos. Quem já não ouviu aquela famosa frase: “Sempre fizemos e agimos assim”! Muitas vezes se torna uma crença e que faz parte de nossa rotina, sem questionarmos sua real validade e significância.
Por isso a importância de ao ingressar numa organização, conhecermos a Cultura Organizacional da empresa e desta forma estarmos alinhados com os nossos valores próprios e os valores da organização. Pois embora não tenhamos total clareza, todas as decisões que tomamos estão embasadas em nossos valores, e quando divergentes dos valores da organização, podem trazer grande impacto negativo no desempenho profissional e da organização.
É interessante porque toda cultura tem uma história que muitas vezes desconhecemos sua origem, e daí fica até difícil entender e aceitar certas condutas adotadas pelas organizações. Saindo um pouco do âmbito organizacional, podemos comparar porque certos países adotam cumprimentos calorosos como o Brasil e outros não. No Japão temos o cumprimento do ato de curvar-se, que iniciou nos tempos da nobreza, até chegar os tempos atuais. E agora em tempos de corona vírus, pode trazer amplamente o uso deste tipo de saudação tradicional.
Uma cultura pode ser fator determinante do crescimento exponencial de uma organização. O que se tem visto ultimamente em empresas de referência como Google, Facebook e Apple é que uma boa cultura organizacional é aquela que divide para somar, isto é quando a empresa aceita sócios (que pode ser profissionais da empresa) e com isto vem a alcançar resultados positivos futuros; bem como novos formatos de organograma privilegiando a horizontalidade ao invés da hierarquização, preferência de contratação pela proatividade e mente aberta ao invés de formação curricular, ambiente para construção da inovação e criatividade e outros tantos exemplos.
Enfim, cultura organizacional não é garantia de sucesso e riqueza de uma empresa. Afinal ela é composta por propósito e valores, que está acima de tudo isto. O que dá para afirmar é que uma cultura organizacional bem “trabalhada” na organização, consequentemente resultará em sucesso e riqueza!