Conforto e praticidade: estas são as principais propostas de moradias como kitnet, loft e flat. Porém, apesar das semelhanças – principalmente em relação ao aproveitamento de espaço - existem pontos fundamentais que devem ser levados em consideração antes de se comprar ou alugar algum destes tipos de imóveis.
Para ajudá-lo a entender essas características e diferenciá-los, preparamos um super guia. Assim, você pode escolher o imóvel ideal para seu estilo de vida!
Principais pontos que diferencial kitnets, flats e lofts:
Pronto para conhecer cada tipo de moradia? Então vamos lá!
A palavra kitnet tem origem no inglês kitchenett, ou “pequena cozinha”. Isso porque a proposta do kitnet é um espaço totalmente integrado, normalmente com três ambientes: uma “sala-quarto”, uma cozinha com área de serviço e um banheiro. Outros sinônimos são kitnete, kitinete e quitinete.
A principal vantagem do kitnet com certeza é o baixo custo. São amplamente disponíveis em cidades grandes e cidades universitárias, sendo uma ótima opção para jovens solteiros ou casais sem filhos.
É o tipo de imóvel para quem passa pouco tempo em casa e precisa de um ambiente prático. Normalmente possuem menos de 50 m² e o espaço reduzido contribui para otimizar o tempo, já que não será necessário gastar muito tempo com limpeza e manutenção do local.
Para entender o que é este tipo de moraria é preciso voltar nas suas origens. O termo “loft” originalmente refere-se a espaços amplos utilizados para armazenagem, logo abaixo do telhado de galpões industriais, armazéns ou celeiros. As características que definem os lofts têm herança neste histórico: ausência de repartições e pé-direito alto.
Nos anos 50, estes espaços começaram a ser ocupados com fins de moradia, primeiramente na Franca e depois em Nova York. Depois de serem amplamente retratados em filmes e seriados de TV, caíram no gosto de várias pessoas e até tornou-se um estilo de vida Loft Living (vida em lofts).
Atualmente, os lofts não precisam mais ficar localizados em espaços altos, porém precisam seguir a mesma proposta de plano aberto e pé-direito alto, com quarto situado em mezanino.
Além disso, os lofts podem ter uma ou mais aberturas amplas e altas (favorecendo a iluminação natural), tubulações hidráulicas e estrutura aparente, além de revestimentos rústicos, como tijolos e piso de cimento, com ar industrial.
Lofts são ambientes que favorecem quem aprecia uma boa decoração e podem ser empregados tanto para fins de moradia como profissionais (ou os dois!), comumente utilizados como estúdios. O ambiente é rústico e bastante inspirador, ideais para um estilo de vida mais descolado. Também permitem mais conforto que um kitnet, por exemplo, por serem mais amplos.
O loft é um conceito que ainda permite muita inovação. Conceitos como eficiência energética, sustentabilidade e acessibilidade vêm sendo cada vez mais incorporados, para tornar a moradia ainda mais personalizada.
O flat é o tipo de moradia que mais se difere dos abordados, pois possui cômodos separados. É um apartamento pequeno, porém com o diferencial de possuir serviço de quarto completo. Por isso, também é conhecido como apart-hotel.
Normalmente é composto por um quarto, um banheiro, uma sala e uma pequena cozinha. Os cômodos são normalmente pequenos, mas com móveis que aproveitam bem o espaço, trazendo uma sensação de praticidade e conforto.
Os moradores contam com serviços de como refeições, limpeza diária, lavanderia e outros, que são pagos juntamente com as taxas de condomínio.
Como o kitnet, é ideal para pessoas que moram sozinhas e não possuem muito tempo, mas com um custo maior. Com os serviços de hotel, a economia de tempo é certa. Também são uma opção para quem está em fase de transição na vida, podendo ser uma moradia temporária ou até mesmo uma hospedagem.
Esta é a opção ideal para quem quer liberdade e autonomia. Mesmo com o serviço de quarto, normalmente os flats possuem uma mini-cozinha que permite fazer as refeições em casa, se preferir.
Outra vantagem é que o morador pode pagar apenas os serviços que utilizar, logo, refeições, manobristas, lavanderia e limpeza só são pagos quando há uso. Resumindo, o flat é um apartamento pequeno com administração hoteleira, que visa levar comodidade aos moradores.
Pronto! Agora que você já sabe as diferenças entre kitnet, loft e flat, já pode optar pelo imóvel ideal! Contudo, outras questões básicas devem ser consideradas na sua decisão, como renda, vagas na garagem, acabamento, localização, preço, condições da estrutura, proximidade com comércio e serviços de interesse, entre outros. Ah, lembre-se sempre de procurar uma locação ou compra segura!