Está em dúvida entre comprar um imóvel na planta ou um já pronto? Vem com a gente para entender mais sobre o assunto.
Comprar um imóvel é uma decisão muito complexa que requer uma série de pesquisas e muito planejamento. Se você chegou a esse artigo, provavelmente está exatamente nesta fase: tentando decidir o que fazer e qual comprar.
E é muito provável que tenha se deparado com a seguinte questão: compro um imóvel na planta ou um que já esteja pronto?
Se esse é o seu caso, então você está no lugar certo!
Continue a leitura do texto para conhecer as vantagens de comprar um imóvel na planta e, assim, conseguir tomar uma decisão baseada em informações estruturadas.
Sim, vamos começar do básico para que você entenda todos os detalhes.
O termo imóvel na planta nada mais é do que uma modalidade de compra de imóveis, mas nesse caso está representando diretamente àqueles que ainda não foram construídos, sejam eles casas ou apartamentos.
Antes de explicarmos como funciona esse tipo de compra, precisaremos falar sobre a incorporação imobiliária.
Incorporação imobiliária é o nome dado ao conjunto de elementos fundamentais para construir ou promover a construção de um imóvel e comercializá-lo. Ela é composta por 3 elementos:
Como o imóvel ainda não está pronto, as incorporadoras permitem mais flexibilidade no pagamento. Principalmente no que diz respeito ao valor de entrada.
Além disso, a grande maioria autoriza que essa entrada seja parcelada até a entrega do imóvel. Mas isso varia de acordo com a forma de pagamento escolhida.
Os imóveis na planta, normalmente, podem ser pagos de duas maneiras:
Agora que você já entendeu o que é e como funciona a compra de um imóvel na planta, vamos te mostrar as principais vantagens.
Já tínhamos falado um pouco sobre este item, mas vale ressaltar novamente. A possibilidade de parcelar o valor de entrada e ter um tempo razoável para pagá-la, facilita e muito a vida de quem está pensando em comprar a casa própria, mas não dispõe de muitos recursos para pagar no ato.
O imóvel na planta tem um valor mais reduzido se comparado aos que já estão prontos. É uma forma de economizar, mas sem perder a qualidade e você ainda ganha poder de negociação com as construtoras.
Ao comprar um imóvel pronto é muito provável que ele precise de alguns reparos e manutenção e isso pode te trazer muita dor de cabeça a longo prazo. Ao contrário, optando por um imóvel na planta não haverá a necessidade de manutenções num futuro imediato.
Você poderá deixar seu imóvel da maneira que mais gostar, escolhendo o acabamento, azulejos ou, até mesmo, solicitar alterações no layout para deixá-lo ainda mais personalizado. Lembrando que esse último item depende muito da construtora e cláusulas contratuais.
Como o imóvel ainda não está pronto, é possível organizar muito bem a sua mudança. Você terá mais tempo para pensar na decoração, móveis e eletrodomésticos que mais te agradam.
Além disso, consegue se organizar financeiramente para esses custos (principalmente se for seu primeiro imóvel) e fazer cotações com vários fornecedores até escolher os que mais se encaixam com suas necessidades.
Os imóveis na planta, como já falamos anteriormente, são mais baratos do que os já construídos. Mas, depois de pronto ele retoma sua valorização no mercado imobiliário e isso é uma grande vantagem para quem o adquiriu.
Essa é uma vantagem ainda mais representativa para quem está adquirindo o imóvel como forma de investimento, tendo em vista que vai pagar bem menos do que o imóvel valerá no futuro.
O principal receio de quem compra um imóvel na planta é a obra não ser entregue. Por isso, antes de decidir e assinar os papéis, pesquise muito bem a empresa que vai realizar a obra.
Entrar em sites de reclamações pode ser uma ótima solução para evitar surpresas desagradáveis, assim é possível entender um pouco do histórico da empresa e se sua reputação é boa.
E mais do que isso: você consegue verificar como ela lida com o atendimento pós-venda e como soluciona os problemas de seus clientes.
Além disso, verifique junto ao Cartório de Registro de Imóveis se o empreendimento foi devidamente registrado e se não há nada que impeça a sua construção. Um outro ponto: peça e avalie o memorial descritivo da obra, assim você saberá todos os detalhes da construção e conhecerá a qualidade dos materiais que serão usados.
Antes de tomar a decisão é preciso pensar, também, na finalidade da compra do imóvel, por exemplo, é para investimento ou moradia? No caso de moradia, a necessidade de mudança seria imediata ou é possível aguardar tranquilamente o tempo de construção? Responder a esses questionamentos pode te ajudar no processo de escolha.
E um último ponto que depende muito mais de você: se organize financeiramente. Só assim a compra de seu imóvel será tranquila, sem surpresas ou dores de cabeça.
Ainda está com dúvidas? A Embraplan pode te ajudar ainda mais nessa jornada de compra e decisão, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Será um prazer te ajudar.